Brincar e coisa Séria.

O brincar é inato ao ser humano. A criança
brinca em todas as nações. Brincando ela representa o mundo dos adultos,
ela aprende a conviver com regras, ela expressa seus sentimentos, seus
medos, angustias e traumas. Brincado ela capaz de superar os desafios
propostos, de aprender com facilidade e querer continuar aprendendo. É
através dos jogos que o psicopedagogo realiza parte do diagnóstico de
uma criança com trastornos ou dificuldades de aprendizage, com eles
também o psicopedagogo realiza o processo terapeutico nas crianças
encaminhadas a ele. Na sala o professor que inseri em seus planejamento
brinadeiras e jogo possuem exito não só nos conteúdo como também na
afetividade.Mas nem sempre foi assim, nas próximas postagens vamos ver a História da Infância e do brincar.Qual a diferença entre Jogo e Brincadeira, sua importância na linguagem e aprendizagem, muitos exemplos de jogos tanto para a intervenção psciopedagogica como para ser aplicado na sala de aula,tipos de jogos, classificação, indicação de jogos por idade, vídeos de psicomotricidade e pequenas oficinas de com fabricar seus jogos.
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No seu mundo de imaginação o brincar é muito mais que diversão é aprendizagem. |
Dica de Jogo:
Jogo Educativo- Adoro Aprender Brincando
O Jogo Educativo - Adoro aprender Brincando - Criado por Jossandra Costa Barbosa(desenhos e arte gráfica) .O jogo é composto :por um tapete em lona com tamanho original de 2,90x1,40m, um dado de 0,50cm, 3 caixas e várias placas.Assim como demonstram as fotos abaixo.
Dado Criativo (Pode ser usado os números, as cores e as formas geométricas) |
Caixas com Placas |
O jogo poderá ser usados nos consultórios psicopedagógicos e escolas( tanto pelos professores como pelo psicopedagogo institucional).
- O público alvo são crianças de 3 a 12 anos.
- Os objetivos são: Trabalhar AFETIVIDADE- APRENDIZAGEM - MOVIMENTO
- Incentivar as crianças a encontrar soluções para os problemas propostos;
- Trabalhar aprendizado de forma interdisciplinar de forma lúdica;
- Relaxar as crianças;
- Proporcionar momentos de afetividade entre os integrantes do grupo;
- Desenvolver nas crianças habilidades motoras, equilíbrios, sensorial e de lateralidade.
- Ajudar as crianças a conviver com sentimentos de frustações, ansiedade e realizações;
- Mostrar a importância das regras, seu bom uso e benefícios;
- Abordar temas pessoais através da brincadeira do o que é o que é ?
- Incentivar as crianças a enfrentar desafios motores, como pular, rodar, dançar, etc;
- Trabalhar formas geométricas, números e cores;
PARA LER MAIS SOBRE ESTE JOGO E SABER COMO COMPRAR
Brincar é muito mais que diversão para as crianças. É um momento de total interação e socialização com o mundo exterior. Utilizando recursos como jogos de regras ou simbólicos a criança se sente estimulada a enfrentar desafios.
Todos interessados em utilizar este jogo devem entrar em contato com Jossandra Barbosa pelo e-mail: clubedehistoria@bol.com.br. Será cobrado somente os custos de produção em Papel ou em Lona e o frete.
Atividades para Sala de Aula e Consultórios Psicopedagógicos
Por: Jossandra Barbosa
Imagens tiradas da Internet
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Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. |
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e numeros.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- linguagem Fonetica;
- Línguagem Sílábica;
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Classificador |
Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.
Objetivos:
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- Quantidades, Cores, classificação.
palavras.
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Quatro Operações |
Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos)
Objetivos: Este jogo pode ser usadode forma bem variada, usando todas as operações matemática.
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- Lógica e noção de quantidade;
- Cores;
- Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Esta é outra atividade que pode ser feita com pregadores. Também trabalha a psicomotricidade da criança. Você pode variar os desenhos para estimular a imaginação do aluno ( ou sujeito de intervenção). Os pregadores de madeiras também são excelentes para serem usados porque são de baixo custo e de fácil colagem vc pode usar uma variedade de atividades
Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- linguagem Fonetica;
- Letras do Alfabeto
A Psicomotricidade vai além de trabalhar com o corpo e os movimentos. Pedir a criança, jovem ou adultos que ele repita movimentos não significa dizer que vc está usando a psicomotricidade. Movimentos repetitivos não auxiliam na aprendizagem (raras exceções em tratamento de crianças autistas) repetir o movimento por si traz não nenhum significado é necessário que o sujeito que aprende interaja, entenda e se envolva com o movimento. A Psicomotricidade envolve o sujeito em suas emoções, pensamento, habilidades e ações.Nesta atividade temos tantas variáveis que podem ser trabalhadas, muitos são os objetivos conquistado com uma atividade tão simples e prazerosa. Exemplos de como vc pode trabalhar com seus alunos e clientes usando esta atividade:
1-Peça para eles abrirem e fecharem usando as duas extremidades, usando só uma;
2-Agora oriente para que eles leiam as letrinhas ou números que etão sendo utilizados, que eles criem nome de animais, de cores, objetos e escreva no caderno.
3- Mostre aos seu alunos em livros e revistas figuras e nomes que podem ser escritos com estas letras.
4-Se forem números - faça pequenos cartazes as operações estudadas e peça aos alunos para acha a resposta no brinquedo; ou use as noções de antecessor e sucessos; pares e impares;
Ou seja são muitas as idéias que vc pode usar com este brinquedo.
Material:Garrfa pet de 2lt, para fazer o tapete vc pode fazer em Corel Draw tamanho 2mx2m, ou comprar umas 4 folha de papel peso quarenta, colar e pintar manualmente a dama..
Objetivos:Os jogos de regras são os mais indicados para crianças a partir dos 7 anos, através deles as crianças além de aprenderem o conteúdo, assimilam regras, o mediador (professor ou terapeuta educacional) trabalhar afetividade, coordenação motora, paciência, sentimentos contraditórios - ganharxperder, ansiedade e frusutação.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Quantidade, símbolos,regras,afetividade, racíocínio estratégico e lógico, afetividade, ansiedade e etc;
Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
- Números, cores, quantidade.
Material:2 dados, massasinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos:
- Psicomotricidade(coordenação motora fina);
- Números, cores e quantidade;
- Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Material:Madeira, brinquedos de madeira e bonquinhos de tecido;
Objetivos: Os jogos símbolicos são uma importante fase nas crianças de 5 até os 8 anos.Através deles as crinaças expõem sentimentos guardados só para elas até então, comotambém reproduzems eu cotidiano, relacão com os pais, professores e amigos.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Afetividade;
- Socialização,; Linguagem falada;
Material:Objetos diversos, folha de papel cartolina ou cartão com o desenho do contorno dos objetos.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
observações:
Material:Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
- Quantidade e números;
Material:Este brinquedo é comprado prontp. Base com o formatod os carrinhos e os carrinhos de plásticos.Crianças a partir dos 7 anos.
Objetivos:Fazer o carrinho chefe sair do engarrafamento fazendo jogadas corretas;
- Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Racíocinio, concentração, lógica, estratégia, memorização,etc;
Material:Palitos de picolés, gravetos ou palitos de algodão doce(churrasco), rolinhos de papel higienicos ( ou podem ser feito de cartolinas/ papel cartão coloridos)
Objetivos: Quantidade e identificação dos números.
- Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Quantidade e números;
Material:Objetos diversos,estante de madeira com 1m de altura, podem ser usados frutas verdadeiras ou de pláticos.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- olfato, tato, paladar e visão ( desenvolvimentos sensorial);
- Quantidade, preço, formas, cores, etc;
Material:Tecido, tinta pra tecido e carrinhos de plático;
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Números, quantidades, cores;
- Jogo de regras- afetividade, noções de tempo, trânsito, etc;
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Tem mais sugestão de Jogos , continue lendo. |
SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS RECEBIDAS NO
GRUPO PSICOEPDAGOGIANDO:
FANTOCHE- BRUZINHA SALOMÉ
01) No papel cartão moldar e cortar: dois discos
ovalados, duas mãos e dois retângulos para o
corpo.
ovalados, duas mãos e dois retângulos para o
corpo.
02) Tirar a ponta do palito de churrasco; colar uma
rodela na outra colocando o palito entre elas; o mesmo com os retângulos. Deixar um pequeno espaço entre as rodelas e os retângulos para o pescoço.
Corte um pequeno triangulo colando-o no meio de uma das rodelas. Dobre a pontinha dele para baixo;
este será o nariz!
Corte um pequeno triangulo colando-o no meio de uma das rodelas. Dobre a pontinha dele para baixo;
este será o nariz!
3) Moldar 2 triângulos em uma cartolina, na cor que
preferir, para o chapéu. Desfie o barbante
sintético ou lã grossa para o cabelo e coloque entre os triangulos que deverão ser colados um
no outro.Grampear duas tiras de tecido para os braços nos retângulos do corpo.Amarrar pedaços de tecido em volta do palito no lugar do pescoço.
sintético ou lã grossa para o cabelo e coloque entre os triangulos que deverão ser colados um
no outro.Grampear duas tiras de tecido para os braços nos retângulos do corpo.Amarrar pedaços de tecido em volta do palito no lugar do pescoço.
Pintar os olhos, as sobrancelhas, boca. Enfeitando
o chapéu a
vontade!!
vontade!!
Nas duas extremidades das tiras de tecido,
grampeadas nos
retângulos do corpo, grampear as mãos. Uma de cada lado.
A BRUXA SALOMÉ depois de pronta fica
aproximadamente com 30cm .

retângulos do corpo, grampear as mãos. Uma de cada lado.
A BRUXA SALOMÉ depois de pronta fica
aproximadamente com 30cm .