CLIQUE PARA OUVIR JOSSANDRA BARBOSA









Queremos agradecer a todos os nossos alunos, seguidores, colaboradores e funcionários que fazem de nosso trabalho um SUCESSO. Feliz ANO NOVO!!!!.E aguardem o lançamento do nosso livro DIPP em Fevereiro de 2017. Para sair desta tela clique no X abaixo ou Esc no seu teclado.Antes de Sair curta nossa fan page


FORME SUA CARAVANA E PARTICIPE

FORME SUA CARAVANA E PARTICIPE
Inscrições abertas

AVALIAÇÕES

TESTES PEDAGÓGICOS

Chamamos de testes pedagógicos qualquer tipo de avaliação elaborada com a finalidade de investigar dificuldades de leitura, escrita, ou qualquer outro contexto do ensino que o educando necessite de investigação.
Muitos problemas escolares se apresentam de forma que compromete o rendimento do aluno e exige que sejam investigadas as causas de sua origem.
Muitas vezes esta investigação da causa (origem) da dificuldade ou transtorno não é possível, pelo professor, nem pelo profissional terapeuta, cabendo somente à investigação da situação real do educando.
É neste contexto que encontramos a importância das avaliações pedagógicas de diagnósticos que podem e devem ser aplicada sempre que for necessária a compreensão do nível de comprometimento dos problemas de uma sala ou de apenas um aprendente.
É comum os pais chegarem aos espaços psicopedagógicos com queixa de que seus filhos não sabem ler ou que leem com dificuldades. Que a letra é muito feia. Argumentam que eles e a escola já fizeram tudo que era possível.
Nestes casos o profissional terapeuta deve estar atento às armadilhas do diagnóstico.
O fato de uma criança não ler corretamente não significa que ela tenha um transtorno. Daí a importância da discussão das dificuldades e transtornos.
Os testes pedagógicos serão um dos recursos possíveis que o profissional pode usar livremente e sem restrição para investigar o nível de leitura e escrita que seu cliente se encontra.

Estes testes também podem ser aplicados pelo psicopedagogo institucional e até mesmo pelo professor na busca de identificar as dificuldades de uma determinada sala, ou de alguns alunos.
OBJETIVOS DOS TESTE  LEITURA E ESCRITA

·        Investigar o nível leitura e escrita dos aprendentes e detectar as dificuldades de aprendizagem.
·        Buscar sinais de Transtornos específicos da leitura e escrita como dislexia e disortografia;
·        Identificar sinais de disgrafias;

             QUANDO USAR O TESTE DE LEITURA E ESCRITA

Público: Crianças a partir de seis anos, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos.

ESTE MATERIAL FAZ PARTE DA APOSTILA " TESTE DE LEITURA E ESCRITA -APLICANDO E ANALISANDO" PARA CONHECER CLIQUE AQUI

ESTES SÃO ALGUNS TESTES PEDAGÓGICOS REALIZADOS POR NOSSOS ALUNOS DO CURSO DE Avalaição Psicopedagógica- Teste de Leitura e escrita" PARA CONHECER ESTE CURSO CLIQUE AQUI 

TEXTE 01 
POR:Valdirene Tiburcio Bulhman
Elaboração E EXPLICAÇÃO de  teste pedagógico com cinco questões.
Questões:
Modelo de sondagem – teste:
1) Escreva seu nome completo:
Nome:__________________________________________________
Objetivos:
* Verificar se o aluno sabe escrever o nome completo corretamente;
*Analisar a ortografia.
* Observar se o aluno escreva letras invertidas:
* Perceber a postura corporal do aluno, como segura no lápis, como é sua grafia se possui um possível distúrbio motor;
* Demonstrou ansiedade, medo de errar, agressividade e recusa para realizar a atividade.
Se a Maria Luiza com 8 anos escrever o nome corretamente demostrará um cognitivo normal, mas caso contrário à criança apresenta algo errado.
2) Escreva o nome de cada animal:
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\abelha-770034.png________________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\elefante3.1.gif_______________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\b73ac9926bd7649368f96c123ed295ff.jpg_________________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\camelo.jpg_________________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\sapo-20.jpg________________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\r-leao-5leizinho.jpg_______________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\formiga_color5.jpg________________________



Objetivos:
*Reconhecimento de associação de palavras, figuras e fonemas;
*Perceber qual escrita correta e incorreta do nome das figuras;
*Verificar quais hipóteses a criança tem acerca do funcionamento da escrita;
*Se a criança não relaciona imagem ao que ela já tem em seu banco de memória o resultado de todo processamento desta informação, ela poderá demonstrar possíveis transtornos e déficit cognitivos.

2) Forme frases usando as figuras abaixo:
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\cachorro.gif __________________________________________________________________________________________________________________________
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\Mouse_-_Cartoon_05.jpg____________________________________________
______________________________________________________________

Objetivos:
*Tipo de letras
*Escrita incorreta
*Coesão do sentido da frase com o que a pessoa consegue escrever.
*Erros ortográficos
*Observar se a criança escreve a sentença sem segmentação.

4) Observando a imagem:
Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\cascao.jpg___________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivo:
* investigar noção de sequência lógica e de espaço temporal da criança analisada.
* Capacidade de interpretar a cena.
Se Maria Luiza apresenta o desenvolvimento cognitivo normal deverá dizer onde a menina está, o que a menina está fazendo, caso contrário à mesma não consegue fazer esta relação da imagem com um tempo e espaço numa sequencia lógica já é sinal de algo a ser investigado.
5) Leia o texto a seguir:Descrição: C:\Users\Fabi\Desktop\texto sol.jpg

Objetivos:
*Reconhecimento de leitura e escrita;
*Como a criança lê;
*Entonação das palavras;
*Reconhecimento dos fonemas;
*Interpretação da leitura;
*Leitura visual.
*Interpretação da leitura;
*Sequência lógica do texto.
Se a criança lê e não consegue escrever as respostas e consegue responder corretamente as perguntas, provavelmente ela não tem problemas de leitura e sim de escrita. Respondeu-se com erros ortográficos mesmo com a resposta correta a criança não possui transtorno de leitura e sim dificuldade ortográfica.
Mas se apresentou dificuldade na escrita e leitura sem responder e nem escrever corretamente as perguntas à criança deverá ser investigada, pois poderá apresentar um déficit cognitivo leve ou severo.
OBS: Se caso a criança não escrever seu nome corretamente acrescentar a questão da escrita do alfabeto que tem como o objetivo de verificar se a mesma conhece e identifica todas as letras do alfabeto.
Desafiando você:
1)    Ao ler o caso de Maria Luiza sem realizar nenhum teste você seria capaz de dar um diagnóstico de suas queixas?
R: Não sou capaz de dar um diagnóstico sem antes realizar todos os testes pedagógicos cabíveis a aluna referida.
2)    Que conclusões lhe levaram a chegar a este diagnóstico?
R: Sem uma análise mais detalhada, através do trabalho psicopedagógico acho complicado dizer algo sobre o que poderia apresentar Maria Luiza através apenas das queixas.
3)    Os testes pedagógicos podem mudar sua opinião (formada inicialmente ao ler o caso?). Explique como:
R: Pode, porque o teste pedagógico é um recurso essencial para o profissional indicando hipóteses acerca da aprendizagem do envolvido. A sondagem nos subsidia a aprender a conhecer o aluno continuamente.
4)    Que sentimentos você sentiu ao ler os dois casos?
No primeiro caso me despertou um sentimento de ansiedade, vontade de conhecer melhor o caso e iniciar o trabalho psicopedagógico.
No segundo caso percebi que é uma situação mais complexa necessitando de um trabalho mais aprofundado, pois se trata de um adulto.
5)    Mesmo sabendo que eles não são reais, que sentimentos ele lhe despertou?
R: Despertou-me um desejo de ajudá-los a descobrir o porquê das dificuldades de aprendizagem e assim através do diagnóstico preparar intervenção para que os mesmos possam alavancar no que se referem as suas vidas escolares.
6)    Que aprendizagem significativa você conseguiu com este módulo e atividade.

R: Consegui através de este módulo aprender de forma simples e completa de como preparar um teste pedagógico de acordo com as dificuldades de leitura e escrita.

1 comentários:

Deny Cerqueira disse...

Maravilhosa as dicas, interessantemente temas a serem pesquisados.Agradeço pelo espaço de trocas, cada dia aprendo mais.Desejo sorte.

Leia também neste site...

2leep.com