A devolutiva psicopedagógica
Em fim o diagnóstico terminou, como fazer a devolutiva? O que é esse documento?
Preparamos uma vídeo-aula para este conteúdo. Boa aula!
Sugestão de Devolutiva:
Reproduzimos a baixo um modelo de Devolutiva psicopedagógica ( o nome da criança foi modificado assim como todos os seus dados pessoais )
Dados da Empresa (Logomarca, endereço, cnpj, contatos e etc)
I.
Identificação:
Nome: Lucas Meneses
Idade: 06 anos
Data de nascimento:XX-XX-XXXX
Escolaridade:2º ano
Repetência:Não
Instituição: Escola
Municipal Silvio Santos
Filiação: Pai: Luis Ricardo
Mãe: Maria Luiza Silva
Encaminhamento: Escola/coordenação pedagógica
Localidade: São Paulo
II.
QUEIXA PRINCIPAL
Dificuldades de leitura e concentração durante as aulas;
Baixo rendimento escolar;
Notas Baixas
III.
PERÍODO DE AVALIAÇÃO Nº DE
SESSÕES
18- 08-2015 a 16-09-2015
08 Sessões
ü CAIXA LÚDICA
EOCA
ü Entrevista
com o Sujeito
ü Entrevista
com a escola
Testes Projetivos
ü Teste
da Pareja Educativa
ü Teste
a Planta da Sala de Aula
ü Teste
Vinculo escolar
Testes Pedagógicos:
ü Avaliação
de Leitura e Escrita
ü Analise
do Material Escolar
ü Anamnese com
a Mãe e o
pai
Testes Operativos:
ü Pequenos
conjuntos discretos;
ü Intercessão
de classes;
ü Conservação
de superfície
ü Conservação
de matéria
ü Separação
de palitos
ü Mudança
de critério
ü Combinação
de fichas
ü Teste
de memória de curto prazo
ü I
Esquema Corporal
ü II
Lateralidade
ü III
Posição
ü IV
Direção
ü VI
Tamanho
ü VII
Quantidade
ü VIII
Forma
ü IX Discriminação
Visual
ü X
Discriminação Auditiva
ü XI
verbalização da Palavra
ü XII
Analise - Síntese
ü XIII
Coordenação Motora Fina
Provas
de Orientação temporal
Testes
de Habilidades Perpceto Lingüísticas
Teste
de memória auditiva
IV.
SÍNTESE DIAGNÓSTICA:
A
partir das informações coletadas com a utilização de instrumentos de avaliação
Psicopedagógica e das observações obtidas durante as sessões chegamos a
seguinte síntese diagnóstica.
a)
COGNITIVOS
Não
possui a conservação de números e quantidades, das massas volume de líquido, dificuldades
para reconhecer atributos semelhantes dados em três conjuntos de elementos,
dificuldades para classificar maior e
menor antecessor e sucessor.
b)
ASPECTOS
PEDAGÓGICOS
ü Leitura:
Nivel-Pré-silábico, dificuldades para seguir a leitura na seqüência.
ü Escrita:
apresenta traçado forte, troca de fonemas e vogais.
ü Raciocínio
matemático: dificuldades para lembrar o passo a passo, e ausência de
quantificação de inclusão de classes, seriação com anteparo.
ü Apresenta
dependência acentuada para resolver atividades escolares.
ASPECTOS
AFETIVOS-SOCIAIS
ü Em
ambiente escolar, apresenta desatenção, agitação e impulsividade.
ü Remexe-se
na cadeira com freqüência, agita as mãos
ü Apresenta
inconstância de humor, irritação nos períodos de provas.
ü Apresenta
dificuldades para cumprir regras, envolve-se com outros assuntos e objetos diversos
e alheios as atividades aplicadas.
ü Dificuldades
para se organizar e planejar.
ü Poucas
vezes realiza contato visual, ao dialogar com as pessoas.
ü Tem dificuldade
em seguir regras, esperar a sua vez.
ü Pode
passar horas diante de uma tarefa sem conseguir completá-las.
ü Dificuldade
de aprender pela experiência, tendência para cometer erros repetitivos.
ü Dificuldades
para organizar as atividades escolares.
ü E submissa
ü É
afetiva é cooperadora.
ü Envolve-se
em situações perigosas sem avaliar riscos e conseqüências.
V.SINTESE
DOS RESULTADOS
Buscamos então obter uma
compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no
caso em estudo.
Diante das analises dos
testes, entrevista e atividades proposta nas sessões psicopedagogicas, concluímos que é preciso uma investigação
mais apurada, uma avaliação Neuropediatra devido aos sintomas apresentado, de TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade.
Passar por avaliação Oftalmologica.
Ø Orientações Psicopedagogicas
Refazer o processo de alfabetização, com material adaptado de acordo
com a necessidade da criança.
Ø Atividades Propostas
ü Reabilitação
de leitura
ü Reabilitação
da escrita.
ü Reabilitação
motora
ü Intervenção
para técnica de concentração e memória.
VII. RECOMENDAÇÕES E ENCAMINHAMENTO
a)
Orientação
à Escola:
ü Escola
e pais devem trabalhar juntos para orientar o aluno.
ü É Preciso
rever assuntos que não aprendeu.
ü Estimular
sua auto-estima, elogiá-la quando houver progresso, por mínimo que seja.
ü Fazer
o contato visual ao passar-lhe uma informação, certificar se compreendeu o ponto de partida dos temas que
estão sendo aplicado.
ü Trabalhar
com agenda.
.
b) Orientação
à Família:
ü Acompanhar
as tarefas da aluna, ajudando-a identificar e resolver suas dificuldades.
ü Estabelecer
horários para a aluna dormir, comer, brincar, estudar etc.
ü Trabalhar
com agenda. E fazer acontecer o que esta agendada e valorizar todas as
conquistas alcançadas.
LUZIA MARIA MIRANDA (NOME FICTICIO)
Psicopedagoga (Não colocar clínico e nem institucional)
CRPp SINDICAL 110/Ma
(CLIQUE AQUI e Veja como ter a sua CRPp e ter seu nome no CADSINPp para profissionais da psicopedagogia)
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3 comentários:
Estou grato pelas informações aqui contidas, neste breve comentários, muito rico.
Importante leiam
O que é CBO, como o Psicopedagogo consegue seu número de identificação?
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