CLIQUE PARA OUVIR JOSSANDRA BARBOSA









Queremos agradecer a todos os nossos alunos, seguidores, colaboradores e funcionários que fazem de nosso trabalho um SUCESSO. Feliz ANO NOVO!!!!.E aguardem o lançamento do nosso livro DIPP em Fevereiro de 2017. Para sair desta tela clique no X abaixo ou Esc no seu teclado.Antes de Sair curta nossa fan page


PRAMED-Programa de acesso ao mestrado e doutorado

PRAMED-Programa de acesso ao mestrado e doutorado
Inscrições abertas

Devolutiva

A devolutiva psicopedagógica

Em fim o diagnóstico terminou, como fazer a devolutiva? O que é esse documento?
Preparamos uma vídeo-aula para este conteúdo. Boa aula!


Sugestão de Devolutiva:
Reproduzimos a baixo um modelo de Devolutiva psicopedagógica ( o nome da criança foi modificado assim como todos os seus dados pessoais )

Dados da Empresa (Logomarca, endereço, cnpj, contatos e etc)

I. Identificação:
Nome: Lucas Meneses
Idade: 06 anos
Data de nascimento:XX-XX-XXXX
Escolaridade:2º ano
Repetência:Não
Instituição: Escola Municipal Silvio Santos
Filiação: Pai: Luis Ricardo
Mãe: Maria Luiza Silva
Encaminhamento: Escola/coordenação pedagógica
Localidade: São Paulo

II. QUEIXA  PRINCIPAL
Dificuldades de leitura e concentração durante as aulas;
Baixo rendimento escolar;
Notas Baixas

III. PERÍODO DE AVALIAÇÃO Nº DE SESSÕES
18- 08-2015 a 16-09-2015
08 Sessões 

IV. INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO UTILIZADOS
ü  CAIXA LÚDICA
EOCA
ü  Entrevista com o Sujeito
ü  Entrevista com a escola


Testes Projetivos
ü  Teste da Pareja Educativa
ü  Teste a Planta da Sala de Aula
ü  Teste Vinculo escolar

Testes Pedagógicos:
ü  Avaliação de Leitura e Escrita
ü  Analise do Material Escolar
ü  Anamnese  com  a  Mãe  e  o pai
Testes Operativos:
ü  Pequenos conjuntos discretos;
ü  Intercessão de classes;
ü  Conservação de superfície
ü  Conservação de matéria
ü  Separação de palitos
ü  Mudança de critério
ü  Combinação de fichas
ü  Teste de memória de curto prazo
ü  I Esquema Corporal
ü  II Lateralidade
ü  III Posição
ü  IV Direção
ü  VI Tamanho
ü  VII Quantidade
ü  VIII Forma
ü  IX Discriminação Visual
ü  X Discriminação Auditiva
ü  XI verbalização da Palavra
ü  XII Analise - Síntese
ü  XIII Coordenação Motora Fina
Provas de Orientação temporal
Testes de Habilidades Perpceto Lingüísticas
Teste de memória auditiva

IV. SÍNTESE DIAGNÓSTICA:
A partir das informações coletadas com a utilização de instrumentos de avaliação Psicopedagógica e das observações obtidas durante as sessões chegamos a seguinte síntese diagnóstica.
a)    COGNITIVOS
Não possui a conservação de números e quantidades, das massas volume de líquido, dificuldades para reconhecer atributos semelhantes dados em três conjuntos de elementos, dificuldades para classificar  maior e menor antecessor e sucessor.

b)   ASPECTOS PEDAGÓGICOS

ü  Leitura: Nivel-Pré-silábico, dificuldades para seguir a leitura na seqüência.

ü  Escrita: apresenta traçado forte, troca de fonemas e vogais.

ü  Raciocínio matemático: dificuldades para lembrar o passo a passo, e ausência de quantificação de inclusão de classes, seriação com anteparo.

ü  Apresenta dependência acentuada para resolver atividades escolares.

 ASPECTOS AFETIVOS-SOCIAIS

ü  Em ambiente escolar, apresenta desatenção, agitação e impulsividade.
ü  Remexe-se na cadeira com freqüência, agita as mãos
ü  Apresenta inconstância de humor, irritação nos períodos de provas.
ü  Apresenta dificuldades para cumprir regras, envolve-se com outros assuntos e objetos diversos e alheios as atividades aplicadas.
ü  Dificuldades para se organizar e planejar.
ü  Poucas vezes realiza contato visual, ao dialogar com as pessoas.
ü  Tem dificuldade em seguir regras, esperar a sua vez.
ü  Pode passar horas diante de uma tarefa sem conseguir completá-las.
ü  Dificuldade de aprender pela experiência, tendência para cometer erros repetitivos.
ü  Dificuldades para organizar as atividades escolares.
ü  E submissa
ü  É afetiva é cooperadora.
ü  Envolve-se em situações perigosas sem avaliar riscos e conseqüências.

V.SINTESE DOS RESULTADOS
Buscamos então obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no caso em estudo.
Diante das analises dos testes, entrevista e atividades proposta nas sessões psicopedagogicas,  concluímos que é preciso uma investigação mais apurada, uma avaliação Neuropediatra devido aos sintomas apresentado,  de TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Passar por avaliação Oftalmologica.

Ø Orientações Psicopedagogicas
Refazer o processo de  alfabetização, com material adaptado de acordo com a necessidade da criança.

Ø Atividades Propostas
ü  Reabilitação de leitura
ü  Reabilitação da escrita.
ü  Reabilitação motora
ü  Intervenção para técnica de concentração e memória.

VII. RECOMENDAÇÕES E ENCAMINHAMENTO
a)   Orientação à Escola:
ü  Escola e pais devem trabalhar juntos para orientar o aluno.
ü  É Preciso rever assuntos que não aprendeu.
ü  Estimular sua auto-estima, elogiá-la quando houver progresso, por mínimo que seja.
ü  Fazer o contato visual ao passar-lhe uma informação, certificar se  compreendeu o ponto de partida dos temas que estão sendo aplicado.
ü  Trabalhar com agenda.
.
b)  Orientação à Família:
ü  Acompanhar as tarefas da aluna, ajudando-a identificar e resolver suas dificuldades.
ü  Estabelecer horários para a aluna dormir, comer, brincar, estudar etc.
ü  Trabalhar com agenda. E fazer acontecer o que esta agendada e valorizar todas as conquistas alcançadas.




LUZIA MARIA MIRANDA (NOME FICTICIO)
Psicopedagoga (Não colocar clínico e nem institucional)
CRPp SINDICAL 110/Ma
(CLIQUE AQUI  e Veja como ter a sua CRPp e ter seu nome no CADSINPp para profissionais da psicopedagogia) 

3 comentários:

Francisco Farias disse...

Estou grato pelas informações aqui contidas, neste breve comentários, muito rico.

Francisco Farias disse...

Importante leiam

Silvana disse...

O que é CBO, como o Psicopedagogo consegue seu número de identificação?

Leia também neste site...

2leep.com