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terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O trabalho do psicopedagogo nos diferentes tipos de instituições



A psicopedagogia é uma área de estudo que tem objeto de estudo a aprendizagem humana. Desta forma o profissional em psicopedagogia tem como trabalho avaliar, intervir, prevenir ou tratar todos os problemas / transtornos ou dificuldades que possam possam causar sofrimento/ interrupções ou até mesmo bloqueios no processo ensino-aprendizagem.O psicopedagogo não importa o ambiente de trabalho é um terapeuta da educação e saúde que visa o bem estar dos seus clientes/aprendentes levando-os a compreender seus déficits e superar-los.

O trabalho do psicopedagogo não se restringe a escolas e clínicas. Onde há seres humanos existe aprendizagem, onde há aprendizagem é ambiente de trabalho para o psicopedagogo.



qualidade funcional para a empresa. Quando falamos de empresas estamos falando de um simples comércio a grandes redes multinacionais. São milhares de empregados demitidos por improdutividade, mal adaptação ao trabalho, dificuldades de cálculos, erros de leitura, produção de textos entretanto esses empregados são excelentes funcionários assíduos, dedicados mas que por algum motivo (como um transtorno de aprendizagem não identificado na infância) podem gerar inúmeros problemas comportamentais, aceitação, dificuldade de convivência de grupos e mau desempenho da função.A insituição empresarial no lugar ao se preocupar com a qualidade de seus funcionários , investindo em suas aprendizagens básicas e como se sentem no ambiente de trabalho gerarão lucros e terão funcionários qualificados e principalmente conscientes do seu desejo pela aprendizagem de sua função.



As instituições sociais é hoje um grande campo de trabalho do psicopedagogo, a cada dia mais e mais psicopedagogos estão sendo incluídos nas equipes dos Naicas, CRAS, Sasc, Abrigos, Penitenciarias, Orfanatos, Casa de menores infratores, e outros. Neste ambientes o psicopedagogo trabalha o vínculo com a aprendizagem. Os aprendentes assistidos por estas instituições são resultantes de um processo de exclusão, abondono, maus tratos, envolvimentos com entorpecentes, tráfico, violência domésticas e outros problemas sociais que por sua vez afetam diretamente o processo de ensino-aprendizagens dessas pessoas, principalmente em relação a seus vínculos que tornam-se negativos com as pessoas.



As instituições escolares são creches, berçários, universidades faculdades e ensino básico.O trabalho do psicopedagogo nestes ambientes é focado diretamente em avaliar, intervir e prevenir os problemas ensino-aprendizagem dos indivíduos que convivem nestes ambientes.

Os ambientes de saúde podem ser compreendidos como os hospitais, as clínicas, os centros de saúde psicossocial, os centros de tratamento de educação especial, núcleos de atendimentos psicopedagógicos e neuropsicopedagógicos, centro de reabilitação cognitivo. O trabalho do psicopedagógico nesses ambiente é terapêutico voltados para o restabelecimento da saúde nos aspectos que envolvem sofrimento resultantes de problemas com a aprendizagem.









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