Hora de se preparar e estudar. Muitos concursos estão surgindo e cada vez mais o psicopedagogo vem sendo uma das áreas em crescimento. Apesar do número de vagas ainda serem pequenas mas quem quer investir na área de concursos a hora de começar estudar é AGORA.
A maioria dos concursos para psicopedagogos são municipais para escolas ou para centros de assistência psico-social e pagam uma faixa salarial de 2400,00 para 40 horas. Entretanto no mês de março o SESI de Roraima fez um concurso e abriu duas vagas para psicopedagogo com uma remuneração de 4200,00 para 30 horas e não houve nenhum psicopedagogo aprovado. Isso nos leva a algumas reflexões como capacitação e qualidade dos cursos de psicopedagogia.
Ninguém sai pronto para o mercado de trabalho das faculdades (pelo menos deveria) mas a realidade está bem longe da teoria. Desta forma é preciso comprar livros, fazer cursos, participar de congressos, seminários, grupos de estudos, fazer trabalhos voluntários para ter mais conhecimento sobre a prática psicopedagogica.
A psicopedagogia é uma área nova, frente as demais profissões que já estão no mercado de trabalho por séculos. Desta forma é preciso que a população conheça e reconheça a importancia deste profissional nos mais diversos ambientes humanos.
Geralmente as pessoas reenvindicam ao governo por professores, médicos, dentistas mas por não conhecerem o psicopedagogo, ninguém faz referência deste profissional que atua tanto na educação como na saúde, com prevenção , diagnóstico e intervenção. Desta forma não há inclusão deste profissional nas equipes de saúde, escolas, creches, empresas, hospitais , CRAS, SASCs , presídios, abrigos e etc.
Vejamos as principais funções do psicopedagogo:
- Executar trabalhos dirigidos às crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem;
- Realizar atividades de grande complexidade envolvendo diagnóstico e intervenção dos problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem;
- Elaborar e executar projetos de prevenção dos transtornos de aprendizagem;
- Investigar a queixa da instituição através do diálogo para com as pessoas envolvidas;
- Analisar a instituição e a aprendizagem através de uma abordagem interdisciplinar;
- verificar a situação observada em relação ao processo de aprendizagem das pessoas envolvidas na instituição;
- Realizar encontros com os sujeitos diretamente envolvidos, desvendando situações problemáticas apresentadas, buscando a partir daí a melhor solução para o impasse;
- Realizar diagnóstico dos prolemas de aprendizagem e encaminhar para profissionais de outras áreas (assistentes sociais, psicólogos, neurologista) quando necessário;
- Colaborar e instrumentar supervisores, professores e diretores com leituras, discussões, trocas, observações, onde possam intervir no processo de construção do saber; realizar outras tarefas correlatas.
- Desenvolver atividades em grupos com outros psico-terapêutas a fim de ajudar nos assuntos relacionados a não aprendizagens dos integrantes do grupo;
- Desenvolver projetos que ajudem os indivíduos que sofrem com dislexia, hiperatividade e outros transtornos que afetam a aprendizagem a superar suas dificuldades e assim restabelecer seu vínculo com a aprendizagem;
Dicas de Leitura:
- A identidade profissional do especialista em educação.
- As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar.
- Pedagogia da inclusão.
- A importância do especialista em educação nos Conselhos de Classe.
- O especialista em educação e os órgãos colegiados. -
- Distúrbios de aprendizagem: Dislexia, discalculia, TDAH, distorgrafia,
- Educação inclusiva, - Relações interpessoais, - Legislação educacional vigente (nacional, estadual e municipal),
- Desafios do cotidiano escolar
- Indisciplina e Bullying
- A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem
- A psicopedagogia no Brasil_ Nadia Bossa
- As modalidades de Aprendizagem
- O desenvolvimento psico-sexual da criança- Sigmund Freud
- O desenvolvimento da leitura e da escrita - Emilia Ferreiro
- O desenvolvimento Psicomotor- Victor da Fonseca
- O desenvolvimento psicológico e cognitivo infantil - Jean Piaget
- O fracasso e o sucesso escolar
- Dificuldade ou transtornos de aprendizagem
Sugestão Bibliográfica:
LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da aprendizagem escolar - Ed.
Cortes - São Paulo, 1999;
HOFFMANN, Jussara - Avaliação mediadora: uma prática em construção
da pré-escola à universidade - Ed. Mediação - Porto Alegre, 1993;
PERRENOUD Philippe - Construir as competências
desde a escola Ed. Artes Médicas - Porto Alegre - 1999.;
FREIRE, Paulo - Pedagogia
da autonomia - saberes necessários à prática educativa - Ed. Cortez - São Paulo
- 1998.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº 9394 de 20
de dezembro de 1996. BRASIL MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino
Fundamental - Brasília - 1996.
BRASIL - MEC Parâmetros Curriculares Nacionais - Terceiro e Quarto
ciclos: temas transversais - Brasília, 1998; COUTINHO, Maria Tereza da Cunha -
MOREIRA, Mércia - Psicologia da Educação - Ed. Lê - 1992.;
ALVES, Nilda e outros - Educação e Supervisão, o trabalho coletivo
na escola.;
SOLE, Isabel - Orientação educação e intervenção psicopedagógica -
Ed. Artes Médicas.;
VEIGA, lima Passos - Escola Fundamental, currículo e ensino - Ed.;
ROJO, Roxane - Alfabetização e letramento - Ed. Mercado de
Letras.;
SOARES, Magda - Letramento - Um tema em três gêneros - Ed.
Autêntica.;
Revista Nova Escola - Junho/Julho - Pag. 13 a15 - Emília Ferreiro
- O ato de ler evolui.;
Revista Nova Escola -
Agosto 2001 - Pág. 48 a 51 - Pedro Demo - É errando que se aprende.;
Revista Nova Escola - Setembro 2001 - Pág. 12 a 19 . Denise
Pellegrini - Ler e escrever de verdade - Fala mestre - Ana Maria Machado - A
literatura deve dar prazer, Pág. 21 a 23.
Chamat, Leila Sara José. Técnicas
de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clinico na abordagem
integracionista. Editora vetor:1 ed.sãopaulo, 2004.
Weiss, lucia l. Psicopedagogia
clinica: uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 5 ed.
Editora dp&a. Rio de janeiro, 1997.
Outras leituras mais especifica da psicopedagogia:
Psicomotricidade Aplicada na Escola, A | Martha Lovisaro |
Psicomotricidade e Educação Especial | Carlos Alberto de Mattos (org.) |
Psicomotricidade e Neuropsicologia | Vitor da Fonseca |
Psicomotricidade e o Idoso, A | Fátima Alves |
Psicomotricidade em Grupo | Aline Kabarite e Vera Mattos |
Psicomotricidade Escolar | Carlos Alberto de Mattos (org.) |
Psicomotricidade Filogênese, Ontogênese e Retrogênese | Vitor da Fonseca |
Psicomotricidade na Saúde | Carlos Alberto de Mattos e Ana Maria Heinsius (org.) |
Pedagogia Empresarial – Atuação | Amélia Escotto A. Ribeiro |
Pedagogia Empresarial – Formas e Contextos | Izolda Lopes (org.) |
Pedagogia Empresarial Nas Organizações que Aprendem | José Abrantes |
Pedagogia Empresarial Por Quê? Para Quê? | Izolda Lopes |
Transpsicomotricidade Psicomotricidade | Marta Lovisaro e Eduardo Costa |
Transtorno do Assédio Moral-Bullying | Dirceu Moreira |
Transtornos de Comportamento e Distúrbios | Lou de Olivier |
Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação - Autismo - estrátegias e soluções práticas | Miguel Higueira Cancino |
Transtornos do Desenvolvimento e Deficiência | Rogério Drago (org.) |
Temas Interdisciplinares na Educação | Luiza E. L. R. do Valle, Quézia Bombonatto (orgs.) |
Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica | Lednalva Oliveira Cordeiro |
Teoria e Prática em Psicomotricidade | Geraldo Peçanha de Almeida |
Vencendo as Dificuldades de Aprendizagem Escolar | Maria Lucia Lemme Weiss e Alba Weiss |
Vida de Autista | Nilton Salvador |
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem | Simaia Sampaio e Ivana Braga de Freitas |
Temas Interdisciplinares na Clínica | Luiza E. L. R. do Valle e Kátia Osternack Pinto (orgs.) |
TDA-H Transtornos de Deficit de Atenção e Hiperatividade | Clarice Peres |
Síndromes - Conhecer, Planejar e Incluir | Rogério Drago (org.) |
Sob Comando do Cérebro | Marta Pires Relvas |
Reunião de Pais e Mestres - organização e planejamento | Selma Inês Campbell |
Que Cérebro é Esse Que Chegou à Escola? | Marta Pires Relvas (Org.) |
Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção | Fátima Alves |
Psicopedagogia Clínica | Bianca Acampora |
Psicopedagogia e Arteterapia | Lou de Olivier |
Psicopedagogia Empresarial | Marília Maia Costa |
Psicopedagogia Hospitalar | Olivia Porto |
Psicopedagogia Hospitalar Diagnótico | Bianca Acampora |
Psicopedagogia Institucional | Olivia Porto |
Psicopedagogia No Brasil, A | Nadia A Bossa |
Psicopedagogia e Neurociência | Danielle Manera Ramalho |
Psicopedagogia: Trabalhando Competências | João Beauclair |
Protocolo Neuropsicopedagógico de Avaliação Cognitiva das Habilidades Matemáticas | Laerte Fonseca |
Psicanálise e Hospital - a responsabilidade da Psicanálise diante da Ciência Médica | Glauco Batista, Marisa Decat de Moura e Simone Borges de Carvalho |
Psicanálise e o Trabalho com a Criança-Sujeito no avesso do especialista | Sandra Francesca Conte de Almeida e Maria Cristina Machado Kupfer |
Psicanalistas e Educadores - tecendo laços | Ruth Helena Pinto Cohen (org.) |
Para Entender Psicopedagogia | João Beauclair |
Neuropsiquiatria: Infância e Adolescência | Luiza E. L. R. do Valle e Eduardo L. R. do Valle (orgs.) |
Neurociência e Sequência Didática Para Educação Infantil | Geraldo Peçanha de Almeida |
Neurociência e Transtornos de Aprendizagem | Marta Pires Relvas |
Neurociência na Prática Pedagógica | Marta Pires Relvas |
Necessidades Educacionais Especiais | Heber Maia (org.) |
Neurociência e Educação | Marta Pires Relvas |
Manual de Observação Psicomotora | Vitor da Fonseca |
Mandala - O uso na arteterapia | Maida Santa Catarina |
Mandalas - Construindo Caminhos | Regina Fiorezzi Chiesa |
Ler, Leitura Escrita Reeducação | Rafael Silva Pereira |
Jung: Caminhar Pela Psicologia Analítica | Sandra Regina Santos (org.) |
Jogo de areia | Teresa Messeder Andion |
Ensinar é Acreditar | João Beauclair |
Ensinando com Letras e Sons | Sandra Puliezi |
Educação e Psicanálise | Jane Patrícia Haddad |
Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprend. | João Beauclair |
Discalculia - Superando as dificuldades em aprender matemática | Ana Maria Antunes de Campos |
Dislexia na Educação Infantil | Sirlândia Teixeira e Solange Martins |
Dislexia: Novos Temas, Novas Perspectivas | Luciana Mendonça Alves, Renata Mousinho e Simone Aparecida Capellini |
Dislexia: Novos Temas, Novas Perspectivas Vol. II | Luciana Mendonça Alves, Renata Mousinho e Simone Aparecida Capellini |
Distúrbios de Aprendizagem e de Comportam. | Lou de Olivier |
Dificuldades de Coordenação Psicomotora na Criança | Vitor da Fonseca |
Dificuldades de Aprendizagem a Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola | Simaia Sampaio |
Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita | Geraldo Peçanha de Almeida |
Desenho Infantil, O - Entenda como a criança se comunica por meio dos traços e cores | Nancy Rabello |
Como se Aprende? Estratégias, Estilos e Metacognição | Evelise Portilho |
Competências e Habilidades | Maria C. de Mello e Amélia E. A. Ribeiro (orgs.) |
Como Aplicar a Psicomotricidade | Fátima Alves (org.) |
Classes Hospitalares | Janine Marta Coelho Rodrigues |
Cérebro e Aprendizagem - um jeito diferente de viver | Luiza Elena L. Ribeiro do Valle |
Cérebro Vai Para a Escola e o Coração Vai Junto | Rosita Edler Carvalho |
Brinquedoteca Hospitalar | Drauzio Viegas (org.) |
Brincando na Escola, no Hospital, na Rua... | Edda Bomtempo, Elsa G. Antunha e Vera B.Oliveira (orgs.) |
Brincar de Aprender | Luiza Elena L. Ribeiro do Valle |
Brincar é Saúde - o lúdico como estratégia preventiva | Vera Maria Barros de Oliveira e Aidyl M. Queiroz Pérez-Ramos (orgs.) |
Avaliação Psicopedagógica - História de um percurso | Anete Fernandes |
Avaliação Psicopedagógica Recursos Para a Prática | Rosa Maria Junqueira Scicchitano |
Avaliação de Desempenho - um programa sem medos | Ana Maria Leandro |
(todos estes livros você compra neste site CLIQUE AQUI)
Todos os concursos exigem conhecimentos básicos de informática então os assuntos que mais são exigidos são:
- Conceitos básicos de operação de microcomputadores.
- Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows.
- Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local.
- Conhecimento de interface gráfica padrão Windows.
- Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação e Excel.
- Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas.
- Backup, pen drive, HD Externo. VIII- Vírus e etiqueta relacionada a e-mails.
Abaixo está a relação dos principais assuntos que são exigido para nivel superior na língua portuguesa.
1 Leitura, compreensão e interpretação de texto.
2.Vocabulário:
sentido denotativo e conotativo, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e
polissemia .
3.Variantes lingüísticas, linguagem oral e linguagem escrita,
formal e informal,gíria. 4.Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica
5.Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na
divisão de sílabas.
6.Pontuação : emprego de todos os sinais de pontuação
7.Classes de palavras: Pronomes: classificação , emprego e colocação
pronominal(próclise , ênclise e mesóclise), classificação e flexões, englobando
toda a morfologia e flexões, inclusive substativos ; Verbos: emprego dos modos
e tempos, flexões dos verbos irregulares,abundantes e defectivos,vozes verbais;
Preposições:relações semânticas estabelecidas pelas preposições e locuções
prepositivas,o emprego indicativo da crase; Conjunções : classificação ,
relações estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas.
8.Termos da
oração: identificação e classificação
9.Processos sintáticos de coordenação e
subordinação, classificação dos períodos e orações.
10. Concordância nominal e
verbal.
11.Regência nominal e verbal.
12.Estrutura e formação das palavras.
13.
Manual de Redação da Presidência da República: Parte I - As Comunicações
Oficiais - Capítulos I e II.
Sugestão Bibliográfica:
Livros didáticos:
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino
. Novas Palavras .São Paulo:FTD ,2005
CEREJA, William Roberto ; MAGALHÃES,Thereza Cochar. Português :
Linguagens São Paulo:Atual ,2005 (volume 1, 2, 3) FARACO, Carlos Emílio ;
MOURA,Francisco Marto.Português. Série Novo Ensino Médio. São Paulo:Ática
,2001(volume único) Qualquer coleção de livros didáticos do Ensino Médio.
GRAMÁTICAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo:
Nacional, 2008.
2. CIPRO
NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo:
Scipione, 2008.
3. FARACO,
Carlos Emílio; MOURA, Francisco Mario de. Gramática. São Paulo: Ática, 1999.
Site:hftp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
Alguns concursos também exigem conhecimento matemático. Os principais assuntos são:
- Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos.
- Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação eradiação);
- Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum;
- Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações;
- Expressões numéricas; Equações do 1º e 2º graus;
- Sistemas de equações do 1º e 2º graus;
- Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente);
- Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal;
- Números e grandezas proporcionais, razões e proporções;
- Regra de três simples e composta; Porcentagem;
- Juros simples -juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada;
- Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa.
Sugestão Bibliográfica:
PAES, Rui Santos. Matemática e Raciocínio Lógico para Concursos e
Vestibulares. CARVALHO, Sérgio de, Weber Campos. RACIOCÍNIO LÓGICO
SIMPLIFICADO, volume I e II. Livros e apostilas inerentes a área.
Agora é só estudar , ficar atentos aos editais e sempre PENSAMENTO positivo que tudo dará certo.
CONSULTORA: PSICOPEDAGOGA JOSSANDRA BARBOSA