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terça-feira, 31 de março de 2015

MODELO DE PROPOSTA DE ASSESSORIA PSICOPEDAGÓGICA PARA ESCOLAS

MODELO DE PROPOSTA DE ASSESSORIA PSICOPEDAGÓGICA PARA ESCOLAS

O campo de trabalho do psicopedagogo é bem variado. As escolas são um grande público a ser explorado principalmente as particulares. Mas nem todas escolas têm recursos para contratar um psicopedagogo para seu quadro definitivo de funcionários. Uma opção é fornecer este trabalho psicopedagógico através de projetos ou propostas de assessória. 
Como dica elencamos:
  • Escolha dois ou três dias para realizar atendimentos externos em escolas;
  • Selecione quatro escolas de sua região e leve pessoalmente a proposta de assessoria;
  • Não envie por e-mail (alguém pode copiar sua proposta e executar);
  • Mostre a necessidade do trabalho psicopedagógico dentro da escola como uma forma de prevenir e intervir nos problemas de aprendizagem;
  • Estabeleça valores e não deixe a critério da escola (pague quanto quiser!!! nem pensar);
  • Vista-se adequadamente para a visita as escolas, se você tiver fardamento, blusas de divulgação é sempre uma boa estratégia;
  • Faça kits de brindes para as escolas, lembre-se as escolas (no fundo) sempre querem economizar gastos mesmo sabendo da importância do serviço, mas podem mudar de ideia principalmente se gostarem de sua pessoa;
  • Exemplos de kits brindes são miniblocos personalizados, materiais de EVA, feltron, livros, etc;
  • Nunca deixe sua proposta completa, leve um resumo com a parte das atividades que serão realizadas (porque é a unica parte que realmente o gestor e o coordenador vai ler) junto com seu cartão ou fôlder de trabalho;
  • Não desista, um não é apenas uma nova oportunidade de continuar tentando e lembre-se este é um trabalho de semeador, semeie uma hora você colherá.

Trazemos para nossos leitores um modelo de projeto. Fique a vontade de criar seu modelo a partir deste. 

Folha A4
Use letra Arial, nº 12

Capa:
Nome do Projeto
Nome do Autor
Dados breve do autor

Contra capa:
Currículo de Trabalho do autor ou equipe que realizará a proposta de trabalho.
Nome da proposta;

Apresentação: faça uma breve descrição da proposta de trabalho:
Ex 1: Se a proposta for realizar atendimento psicopedagógico individualizado para os alunos duas vezes por semana dentro da escola:
  

   Esta proposta Psicopedagógica tem o objetivo propor uma parceria entre o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Reiventando o Saber- NAPes e a presente instituição escolar a fim de trabalhar individualmente com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem, transtornos ou deficiências oferecendo um olhar diferenciado ao aluno, bem como, para com seu desempenho, potencialidades e dificuldades.
   Buscaremos através desta parceria oferecer oportunidades para tais alunos compreenderem suas dificuldades e superá-las.
   Entende-se que o psicopedagogo é o interlocutor entre as alunos, professores  pais e escola e que através de encontros o psicopedagogo poderá auxiliar com técnicas psicopedagógicas.

 Ex 2: Se a proposta for realizar atendimento psicopedagógico individualizado para os alunos duas vezes por semana dentro da escola:

Esta proposta Psicopedagógica tem o objetivo propor uma parceria entre o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Reiventando o Saber- NAPes e a presente instituição escolar a fim de oferecer nossos serviços de assessoria psicopedagógica como orientação aos professores, oficinas psicopedagógicas, avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagens, orientação aos pais, realização de semana pedagógica, reunião de pais e mestres e estratégias de intervenção frente as dificuldades de desenvolvimento dos alunos da presente instituição escolar.

JUSTIFICATIVA- Criei uma justificativa de apenas uma lauda que mostre a necessidade da escola contratar seus serviços e como isto será a solução para os problemas da escola.

Ex: 

Diante do crescente números de alunos com rendimento abaixo do esperado, dificuldades de leitura e escrita, não acompanhamento das atividades da rotina escolar, baixa estima, reprovação que resultam em insucesso escolar e sofrimento tanto para os alunos como sua família e toda a escola o trabalho do psicopedagogo apresenta-se como importante ferramenta na luta pelo desempenho e aprendizagem significativa dos aprendentes.
A psicopedagogia é uma área de atuação no Brasil, que há 40 anos atua de forma preventiva e terapêutica frente aos problemas escolares de todas as faixas etárias. Usando instrumentos e técnicas da linguística, neurociência, psicologia, pedagogia , e outros ramos do saber humano desenvolve um trabalho coletivo ou individual para que os sujeitos com defasagem ou dificuldades no processo de ensino restabeleçam seus vínculos com o saber e desenvolvam suas reais capacidades cognitivas.

OBJETIVOS
 os objetivos podem variar de acordo com o seu real interesse de realizar o trabalho na escola.
Exemplo:
Objetivo Geral:

·         Desenvolver projetos institucionais, relacionados com as atividades acadêmicas com apoio de uma equipe multidisciplinar, estimulando e aprimorando a percepção que os envolvidos têm de si mesmos e do outro, enquanto ser individual, social, cultural e no papel de aprendizes e ensinantes.
·         Prestar atendimento individual a crianças que de alguma forma encontram-se com dificuldades gerando baixa estima e transtornos sociais, afetivas e intelectuais.

Objetivos Específicos:

·     Avaliar, orientar, atender em tratamento e investigar problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
·       Esclarecer os obstáculos que possam estar interferindo na efetivação de uma boa aprendizagem, considerando a própria satisfação pessoal do aprendente;
·       Favorecer o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados;
·       Realizar o avaliação-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem, visando ao esclarecimento e à orientação daqueles que o procura.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E DIDÁTICOS
  
Durante todo o processo de acompanhamento o psicopedagogo estará atento e avaliando possíveis presença de distúrbios:
  • De leitura e escrita;
  • Psicomotores;
  • Percepção e descriminação visual e auditiva;
  • Coordenação global, fina e óculo-manual;
  • Percepção espacial;
  • Orientação e relação espaço-temporal;
  • Aquisição e articulação de sons e palavras novas;
  • Elaboração e organização mental;
  • Atenção e concentração;
Também estaremos atento ao desenvolvimento do(a):
  • Raciocínio lógico;
  • Percepção pessoal e familiar;
  • Cognitivo;
  • Fases de desenvolvimento psico-sexual;
Dentro , ainda de nossas funções estaremos trabalhando para a:
  • Construção de vínculos: afetivos, sociais e escolares;
e :
  • Faremos possíveis encaminhamentos a outros profissionais adequados em conformidade com autorização jurídica.
Junto a equipe :
  • Auxiliaremos professores, técnicos e profissionais da área diante das complexidades apresentadas no cotidiano, bem como, na busca da aplicabilidade de novas técnicas e conhecimentos com a intenção de eliminar as fraturas de aprendizagem.
  • Orientar pais e responsáveis para melhor conduzir as crianças na construção das modalidades de aprendizagem e formação da.Personalidade.
  • Analisar a situação do aluno com dificuldades dentro dos limites da escola e da sala de aula, a fim de proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores e a família.
 Consiste também:  
·         Atender os pais e responsáveis esclarecendo dúvidas, preparando e organizando procedimentos de maneira sistemática afim de que a dinâmica familiar possa ser ressignificada gradativamente com apoio, fundamentação teórica e supervisão constante. 
  • Compreender o sujeito de maneira global, percebendo qual é a dimensão das suas relações: família, escola e sociedade;
  
   Será entregue um relatório escrito para a escola com o parecer do psicopedagogo, com o objetivo de criar parcerias no momento da construção do saber da criança ou adolescente em questão. 

              CRONOGRAMA

               O projeto será desenvolvido duas vezes por semana no turno manhã das 8 as 11:00 horas. Conforme combinado previamente com a coordenação e direção da escola.

 

METAS 

  •              reduzir o número de alunos com dificuldades de aprendizagem seja na escrita, leitura e operações matemática;
  • dinamizar a prática pedagógica dos professores e alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Otimizar o serviço escolar com eficacia;


PÚBLICO ALVO

              Alunos do 1º ano ao 4º ano do ensino Fundamental da Escola N. S. dos Remédios da cidade de Agradavelândia.


RECURSOS HUMANOS

             Profissionais da Psicopedagogia do  Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Reiventando o Saber- NAPes .

RECURSOS MATERIAIS (orçamento)

  •    sala específica ( adequada, com espaço suficiente, protegida de ruídos externos, ventilação suficiente, iluminação)
  •  mobília ( cadeira, mesa, e armário )
  • brinquedos pedagógicos, materiais impressos (poderão ser levados pela equipe de psicopedagogo)  para manipulação do aprendente 
  • pastas individuais para  anotações do psicopedagogo do atendimento coletivo ou individualizado;
  • material psicopedagógico (EOCA, caixa lúdica, fantoches, família terapêutica, etc)
  • obs: neste ponto pode-se negociar com a escola em que ela monta a sala e fica com todo o material ou o psicopedagogo monta a sala com seus materiais mas que deverão ser retirados quando o projeto terminar.


HONORÁRIOS
           
            O pagamento deve ser referente a 24 horas de serviços mensais no total de 40,00 a hora trabalhada, resultando o valor de 960,00 (mensais)

obs: Estamos simulando aqui duas visitas semanais de três horas de duração com valor minimo de visita externa do psicopedagogo que deve variar de 40,00 a 80,00. 
O psicopedagogo deve valorizar seu trabalho frente que ele é um especialista em um assunto determinado.
Com esta proposta o psicopedagogo pode atender até quatro escolas variando os turnos e ainda sobra tempo para seu atendimento particular ou a domícilio.

AVALIAÇÃO

          A gestão e coordenação da escola receberá relatórios individuais dos alunos atendidos ou dos serviços coletivos realizados na escola pela nossa equipe psicopedagógica.

Ultimas observações:
Ao estabelecer o acordo com a escola que aceitou seu projeto redija esta proposta em forma de contrato de prestação de serviços e acrescente:
  • data de inicio
  • data de termino
  • data de pagamento
  • relação de vinculo de prestação de serviços temporario ( isto quer dizer que vc não é um funcionário da escola)
  • acrescente clausula que proiba a suspensão do contrato antes da data estipulada;
  • Coloque dentro do contrato outros detalhes como seu acesso a projeto politico pedagógico da escola, acesso aos pais, a sala de leitura, biblioteca, sala de informatica,etc
Lembre-se para evitar problemas estabeleça tudo dentro do contrato, peça para ser assinado em duas vias uma fica na escola e outra com você.

Bom trabalho.

Consultora deste projeto: Pp. Jossandra Barbosa
Nome Ficitio Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Reiventando o Saber- NAPes 


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DÚVIDAS DEIXEM NOS COMENTÁRIOS RESPONDEREMOS EM BREVE


5 comentários:

Pedagogia disse...

Parabéns pelo trabalho !!!!

Obrigada pelas dicas.

Alexsandra Gomes disse...

Gostei muito TB Jossandra! Parabéns! Porém senti falta do trabalho escrito para visualização como tb para termos uma ideia de como devemos fazê-lo, layout, tipo de letra adequada, se devemos por logo, figuras, pois se trata de um documento que será entregue. Deixo esta sugestão. Um forte abraço!

Inês disse...

Parabéns Jossandra, gostei muito!Obrigada pelas dicas!

mona disse...

Show de bola as suas orientações!!! Irão me auxiliar bastante!

Marcia Helena Brandão disse...

Infelizmente nossa profissão ainda não é valorizada em muitas cidades do nosso país, ter opções de trabalho e saber por onde seguir torna-se essencial. Obrigada pelas dicas.

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