CLIQUE PARA OUVIR JOSSANDRA BARBOSA









Queremos agradecer a todos os nossos alunos, seguidores, colaboradores e funcionários que fazem de nosso trabalho um SUCESSO. Feliz ANO NOVO!!!!.E aguardem o lançamento do nosso livro DIPP em Fevereiro de 2017. Para sair desta tela clique no X abaixo ou Esc no seu teclado.Antes de Sair curta nossa fan page


PRAMED-Programa de acesso ao mestrado e doutorado

PRAMED-Programa de acesso ao mestrado e doutorado
Inscrições abertas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Nova carga horária para os cursos de Psicopedagogia


O  projeto de lei 3512/10 (que regulamenta a psicopedagogia para ver como anda o processo de regulamentação da lei CLIQUE AQUI) trazia um total de 600 horas minima para os cursos de psicopedagogia. Durante o mês de Março/2014 o projeto sofreu alterações e a carga horária ficou fixada em 450 horas. 
Tenho recebido muitas mensagens e email perguntando: " Como ficará a situação das pessoas que fizeram o curso com menos de 450 horas?"
Somente depois que a Presidente Dilma sancionar a lei  é que o MEC se pronunciará. Levantando informações com advogados fomos informados que no Brasil as leis não podem retroagir para prejudicar alguém, ou seja, quem já se formou não será afetado pela lei.
A lei será aplicada para os cursos em andamentos, no período que a lei for sancionada, estes sim devem se adequar e oferecer complementação aos cursos.
Muitos alunos, preocupados com esta situação, já estão procurando as faculdades que estudam para questionar a quantidade de horas, algumas já informaram que não vão alterar a grade da carga horária até a lei ser sancionada.
Nosso conselho para quem vai começar a fazer o curso de psicopedagogia é:"Não faça um curso com menos de 450 horas".

Infelizmente nós, psicopedagogos, perdemos muito com a redução da carga horária. Com uma lei que obrigasse os cursos a ampliarem a carga horária, os novos alunos de psicopedagogia teriam a oportunidade de terem mais tempo de curso, com estágios mais elaborados, mais disciplinas e teríamos uma lei para garantir este direito.
Entretanto sabemos que a psicopedagogia é oferecida como uma especialização ( com ressalva para três faculdades brasileiras que a oferecem como curso de graduação em 4 anos) , e que o MEC estabelece que as especializações devem ter no minimo de 360 horas. 
Ressaltamos aqui a importância da criação do Conselho Federal de Psicopedagogia e suas regionais  e dos sindicatos pois somente com estes órgãos teremos forte representação jurídica e um órgão com competência de organizar a categoria , fiscalizar as faculdades e cursos, expedir carteiras com validade legal e federal além de oferecer cursos e atualizações para os profissionais. 
Aguardamos que o senado federal entenda a importância do projeto 3512/10 e que envie para que a presidente Dilma sancione esta lei e que depois de sancionada todos os psicopedagogos lutem em uma VOZ só "Queremos um CFPp-Conselho Federal de Psicopedagogia e sindicatos".
Abraços a todos. Quem quiser deixar comentários e perguntas basta clicar em comentar estarei respondendo a todos em breve. 
Se você gostou e achou esta postagem importante que tal clicar no símbolo das redes sociais e divulga-las? Conto com vocês.

Att. Psicopedagoga Jossandra Barbosa.

3 comentários:

Ellen Berti disse...

Obrigada pela informação.
Estou para iniciar o curso de pós-graduação em psicopedagogia e toda informação sobre este curso é muito importante...

O que tbm me causa muitas dúvidas é a respeito de atuar na área, quero muito com a pós poder clinicar mas é verdade que só pode clinicar quem tem a graduação em educação???
Se eu for formada em Direito e quiser ter especialização em psicopedagogia não posso atuar como psicopedagoga???Obrigada!

Ellen Berti disse...

Agradeço a informação!!!

Estou para iniciar a especialização em psicopedagogia e qualquer informação é muito bem vinda...

Tenho tido muitas dúvidas e uma delas é sobre após concluir a especialização se vou poder atuar como psicopedagoga ou terei impedimento pois minha graduação não é na área da educação e sim Direito... gostaria de saber se isso vai me impedir de atuar como psicopedagoga????obrigada

amarle disse...

Boa tarde! Gostaria de saber qual a carga horaria semanal do psicopedagogo? Tem concurso com 8h por dia e outros com 06h. Eu sou concursada e trabalho 08h por dia e 1h de almoço. Qual é o correto?

Aguardo resposta,
Abraços

Arle

Leia também neste site...

2leep.com